terça-feira, 7 de junho de 2011

OFICINA DE CONTO

PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Estagiária: Lucineide Pereira dos Santos

Tema Central: Linguagem, Comunicação e Interação


“A língua é fundamentalmente um fenômeno sociocultural que se determina na relação interativa e contribui de maneira decisiva para a criação de novos mundos e para nos tornar definitivamente humanos.” (Antônio Luiz Marcuschi)
Objetivos:

• Exercitar a leitura e a compreensão do texto;
• Apropria-se das características do conto;
• Enxergar o texto como espaço de interação entre sujeitos e realidade;
• Perceber que as histórias têm origem na oralidade e perpetuam sua tradição através da comunicação;
• Produzir um conto considerando suas características e a situação de produção.


Conteúdos:
Leitura e escrita


Metodologia:

A oficina realizar-se-á em 4 horas, através de algumas ações:
• Apresentação do Programa Ressignificação;
• Dinâmica de Interação entre os alunos;
• Aplicação da Ficha Diagnóstica;
• Exibição do Filme “As mil e uma noites”;
• Discussão sobre o filme apresentado;
• Leitura compartilhada do Conto “A guardadora de Gansos”
• Atividade em dupla, compreensão do Conto;
• Atividade individual, (criação de um conto).



Etapas previstas:
I Momento (40minutos)
• Conversa informal; Apresentação do Projeto Ressignificação; Dinâmica de interação entre os alunos; Aplicação da Ficha Diagnóstica;

II Momento (60 minutos)
• Exibição do Filme “As mil e uma noites”;

INTERVALO (20 minutos)
III Momento (30 minutos)

• Discussão sobre o filme apresentado;
• Leitura compartilhada do Conto “A guardadora de Gansos”;

IV Momento (40 minutos)
• Atividade em dupla, (compreensão do texto)
V Momento (50 minutos)
• Realização de atividade individual, (criação e ilustração de um conto).

Avaliação:
A avaliação enfocará o envolvimento no debate, a participação individual e em dupla, a interação para a construção das atividades propostas, a capacidade de interpretação em torno do texto.
Recursos:
• Pirulitos
• TV
• Papel ofício
• Xerox de texto
• Lápis de cor
• Hidrocor
Referências:
Cereja, William Roberto. Magalhães, Thereza Cochar. Todos os textos, 6° ano. 3 ed. Reformada.São Paulo: Atual,2007
Marcuschi, Luiz Antonio. Da fala para a escrita. São Paulo: Cortez, 2001
















1 - Os contos maravilhosos apresentam um herói, ou uma heroína, e um vilão, ou uma vilã. No conto A guardadora de gansos, quem é o herói? E o vilão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – É comum, nos contos maravilhosos, o herói, ou a heroína, ser vítima de uma armadilha planejada pelo vilão, ou vilã. No conto O rei sapo, por exemplo, o príncipe foi vítima de uma bruxa que o enfeitiçou, transformando em sapo. No conto A guardadora de gansos:
a) Qual é a armadilha que a vilã planeja?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem são suas vítimas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) No final do conto, o plano deu certo? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Os contos maravilhosos além de mostrar como são as personagens fisicamente (altura, cor de cabelo, beleza, etc.), mostra também o seu modo de ser, isto é, como são psicologicamente: bondosa, paciente, inteligente, ingênua, prudente, etc. Às vezes, é o comportamento da personagem que mostra como ela é. Caracterize física e psicologicamente:
a)a princesa
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) a aia
_______________________________________________________________________
4 – Analisando os contos maravilhosos, o estudioso russo Wladimir Propp observou que quase todos apresentam situações muito parecidas. Veja algumas delas:
1 – O herói se distancia do lar. 6 – O herói é vencido pelo vilão
2 – O herói adentra o bosque ou a floresta. 7 – O herói volta para casa.
3 – O herói cai numa armadilha. 8 – O vilão é punido.
4 – Há luta entre herói e vilão. 9 – O herói se casa
5 – O herói vence o vilão.
Quais dessas situações ocorrem no canto A guardadora de gansos?
________________________________________________________________________
5 – Nos contos maravilhosos é comum haver personagens como reis, princesas, fadas, bruxas, gigantes, príncipes, meninas, animais e objetos falantes, lugares como bosques, montanhas encantadas e reinos distantes, assim como objetos e poções mágicas. Que elementos desse tipo estão presentes no conto A guardadora de gansos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Quem conta a história é chamado de narrador. Quando o narrador participa dos fatos e é também personagem, dizemos que ele é narrador-personagem. Neste caso, ele usa a 1ª pessoa (eu, nós). Quando o narrador não participa da história, ou seja, conta-a sem fazer referência a si mesmo e é apenas um observador, dizemos que ele é narrador-observador. Nesse caso, ele usa a 3ª pessoa (ela, os jovens, a filha, as mulheres, etc.). Releia este trecho do conto A guardadora de gansos:
“Chegada a hora da partida, a rainha foi para seus aposentos, fez um pequeno corte no dedo e pingou três gotas de sangue num lencinho.”
Nesse conto, o narrador é personagem ou observador?
_______________________________________________________________________
7-Releia o trecho a seguir do conto e observe as palavras destacadas.
“Existiu outrora uma rainha viúva, mãe de uma filha lindíssima. A jovem estava prometida a um príncipe de um reino distante, e, quando se aproximou , a época do casamento, a viúva que adorava a filha, preparou-lhe o enxoval com muito carinho, com as mais belas e finas roupas, jóias, e objetos preciosos de ouro e prata, enfim, tudo o que o enxoval de uma princesa deve ter.”
Essas palavras confirmam que os fatos ocorrem no presente ou no passado?
_____________________________________________________________________________
8- Os contos maravilhosos geralmente se iniciam pela expressão Era uma vez.
a) Na sua opinião,essa expressão indica tempo preciso determinado, ou tempo impreciso, indeterminado ?
-_____________________________________________________________________________
b) O conto A guardadora de gansos não é iniciado por Era uma vez , mas por Existiu outrora...
Se você fosse contar a alguém esse conto, poderia começá-lo com a expressão Era uma vez ?
Nesse caso, como ficaria seu inicio?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Nos contos maravilhosos, o narrador costuma citar as falas das personagens reproduzindo fielmente o dialogo entre elas. Releia a parte final do conto, o dialogo entre a aia e o rei. Na sua opinião o emprego do dialogo torna a história lenta, aborrecida, ou mais movimentada, mais viva?
____________________________________________________________________________
10- Observe a linguagem empregada no conto. Que tipo de variedade lingüística predomina?
___________________________________________________________________________
11- Agora, reúna-se com seus colegas de grupo e juntos concluam:
Quais são as características do conto maravilhoso?Respondam, considerando as características já apontadas no capitulo anterior e levando em conta os critérios a seguir.
• Finalidade do gênero:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Perfil dos interlocutores:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Suporte/ veículo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Tema:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Estrutura:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Linguagem:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário