quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AUTOAVALIAÇÃO

Indubitavelmente, o curso de férias, sobre Diversidade Linguística, com duração de 45hs/aula ministrado pela professora Neila Maria teve por objetivos ampliar os conhecimentos dos discentes ali presentes. Contudo este curso foi de grande valia, pois através do mesmo pudemos conhecer de forma significativa e relevante, as diversas variações e significação que possuem a língua. Estes conhecimentos foram adquiridos mediantes os recursos de natureza humana, audiovisual, entre outros; utilizados para a socialização da temática do curso. Portanto, a assimilação do conteúdo foi fácil, uma vez que já possuíamos conhecimentos básicos sobre a linguagem e a importância que ela tem no contexto da sociedade.
Dessa maneira, observamos que ao conhecer a real essência dos caminhos percorridos pelo “falar” das pessoas, podemos contemplar nossa própria maneira de comunicarmo-nos uns com os outros, como também compreender que somos todos constituídos linguisticamente pelas inúmeras comunidades a que estamos em contato á todo o tempo, e que em nosso país estão a se apresentar continuamente através de sua maneira de expressão mais significativa: a fala. Sobretudo por que, por meio da linguagem é possível caracterizar e diferenciar um determinado indivíduo do restante, conhecendo assim suas características físicas e emocionais a partir do que ele divulga sobre si e sobre os demais que se enquadram no seu meio social.
Logo, este trajeto surtiria melhor aplicabilidade, caso o período de seu desenvolvimento fosse mais longo, uma vez que, devido a ser curso de férias não foi possível explorar com mais afinco os temas subsequentes. Contudo, mesmo com a curta temporada foi possível adquirir mecanismos de como trabalhar essa temática de forma sólida e ampla em sala de aula, e nos demais ambientes que nos cercam. Em suma, me auto avalio com a nota máxima tendo em vista que cumpri os critérios que considero importantes em qualquer avaliação como frequência, participação, entrega de atividades em prazo designado, interesse, entre outros.